domingo, 19 de fevereiro de 2017

Não seja enganado por ensinos de homens


Não seja enganado por ensinos de homens


Uma proclamação de Julgamento!


Nós sabemos que haverá uma proclamação de Julgamento contra este sistema de coisas, de fato já está havendo!  (1 Pedro 4:17; João16:8) Sabemos também que Deus é justo e imparcial. (Atos 10:34,35) Visto que Deus é justo e imparcial, seu julgamento começa primeiro na sua casa. Leia Malaquias 3:1-5.

Primeiro haverá uma limpeza inicial na casa de Deus, depois uma limpeza deste mundo. - João 15:3. Como Deus ama seus filhos, primeiro Ele os prepara. Ele os avisa. Ele os alerta pois quer salvá-los. - João 3:16 -18. 

Por esta razão Ele envia "profetas, sábios e instrutores públicos"* (Mt. 23:34) e faz uma proclamação de modo que esta alcance o maior número de pessoas. (Ro. 10:18) Na realidade esta é uma proclamação de amor, pois esta mensagem apela para o amor de todos os sinceros. Deus quer que todos passem da morte para a vida, não do julgamento para a destruição. – 1 Pe. 5:7; 1 Jo. 4:9,10.

Infelizmente para muitos, esta mensagem servirá mais para um julgamento condenatório do que até mesmo para um julgamento repreensivo. – Ro. 2:4-6.

Quem entra neste Julgamento???


(1) Todos os que negam as boas novas (Romanos. 14:17) a respeito do Cristo e categoricamente se opõem ao verdadeiro ensino de amor do Cristo. – 2 Coríntios. 11:4.

(2) Todos os que de modo obstinado querem continuar cegos e preferem continuar com seus ensinos e mandamentos de homens. – At. 28:25-28.

(3) Todos os que se colocam em posição de liderança mas na realidade preferem a glória uns dos outros, pois continuam a serem escravizados e a escravizar outros por ensinos e mandamentos que não trazem glória ao nosso único dono e Senhor - o Cristo. –Mateus 15:7- 9; João. 5:41,44; 12:43,44; Gálatas 1:10. 


A maioria das pessoas ainda não perceberam que é agora que se inicia o Julgamento com a casa de Deus. Mas o que onde ou quem é a casa de Deus?


Quem é a casa de Deus?


Todos os que não têm prazer na mentira mas têm prazer na verdade. Sim, todos os que são sinceros de coração e desejam seguir a Cristo em vez de seguir a homens – He. 3:6.

Mas por que é tão perigoso seguir a homens?


Em primeiro lugar a palavra de Deus diz que não é do homem dirigir os próprios passos. Como ele poderá então dirigir os seus? – Je. 10:23.


O ensino de homens só trás sofrimento desnecessário, e foi por causa deste ensino que o agente principal da vida morreu como amaldiçoado. – Is. 5:13.

A palavra de Deus diz também que não devemos confiar no homem terreno a quem não pertence a salvação. – Sal. 146:3.

Não se certificar de que os ensinos que estamos aprendendo provém de Deus, pode ser um laço, pode ser noçivo a sua fé, e pode ser uma questão de infelizmente até mesmo a morte. – 2 Te. 3:2; 1 Ti. 1:19.

Por isso é vital irmãos e amigos que nós não acreditemos em toda expressão inspirada, mas é obrigação de cada um de nós provarmos as expressões inspiradas para ver se se originam de Deus, não de homens. – 1 Jo. 4:1.

A palavra de Deus nos incentiva a pormos à prova todo o ensino que recebemos seja de quem for, eu mesmo o convido a examinar esta carta para se convencerem de que ela é verdadeira ou não. – Efésios 4:14.

Deus não deseja que você e nem eu sejamos escravos de homens, mas de Cristo. Ele deseja que você use o raciocínio lógico para que não seja levado para cá e para lá por todo o vento de ensino.

Ele deseja que você seja um ser pensante, que adore a Deus por meio da sua faculdade de raciocínio. É por isso que a palavra de Deus diz que cada um levará a sua própria carga de responsabilidade. - Ro. 12:1; Gál. 6:5.

O que isso nos ensina?


Que devemos entregar nossas vidas a ensinos de homens ou que devemos nos certificar do que é aceitável para Deus? - 1 Ti. 2:3,4.


 É com boa razão que a palavra diz que Deus deseja que você tenha um conhecimento exato da verdade. Se Deus diz isso, é porque Ele sabe, Ele te dá condições e Ele acredita que você pode aprender a verdade de modo exato. – Provérbios. 2:1-5.

Veja que o apóstolo Paulo afirma que mesmo que ele ou até mesmo um anjo dos céus declarasse como boas novas algo além das boas novas que eles (os cristãos) receberam, que seja amaldiçoado. – Gálatas 1:8.

Por essa razão eu os suplico irmãos e amigos sinceros em Cristo, façam como os Bereanos que examinavam cuidadosamente as Escrituras para ver se realmente o que era ensinado pelos apóstolos era verdadeiro. – At. 17:11.

Imaginem então um líder Eclesiástico no nosso tempo de hoje, Será que não o sujeitaríamos a um exame ainda de maior escrutínio? 


Não façam como os de Tessalônica que correriam algum risco de serem enganados caso não houvessem pessoas sinceras e verdadeiras como os apóstolos para os instruir na verdade e para os instruir a examinar cabalmente a verdade. – At. 17:11.

Vejam como é sério quando nos deixamos ser enganados por ensinos de homens. Será que os líderes religiosos na época de Cristo conquistaram o favor de Deus com suas tradições de homens? 


Veja a resposta em Mateus15:1-9. Em especial o versículo 8 e 9 que diz: Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está muito longe de mim. É em vão que continuam a me adorar, pois ensinam as regras de homens como doutrinas.

Especialmente na sua carta aos Gálatas, Paulo explica contundentemente a importância e a seriedade de nos certificarmos de que somos escravos de Cristo, jamais de homens. Ele explica que se continuamos obedecendo a homens que não conhecem a Cristo, e que promovem ideias contrárias às de Cristo, nossa forma de adoração é vã. – Gál. 5:4.

Paulo explica também que se nos submetermos a qualquer ensino de homens, Cristo não será de nenhum valor para nós, pois não existe meio termo, ou somos escravos de Cristo, ou somos escravos de homens. (Gál. 5:2) Paulo evidentemente falava a respeito da circuncisão pois era o assunto proeminente da época, embora as ideias de homens possam incluir qualquer assunto contrário ao de Cristo.

Paulo explica que um pouco de fermento leveda a massa toda. Portanto apenas um ensino falso aqui, um pouco de ensino de homens ali, é capaz de estragar toda uma congregação. – Gálatas 5:9.

Cristo é um só, mas se pregarem um Cristo diferente devemos suportar ou aceitar isso com facilidade? 

Obviamente que não. 


Será que deveríamos facilmente suportar "boas novas" de um Cristo diferente? – 2 Coríntios 11:4.


Realmente nós não suportamos isso, nem aprovamos isso, nem consentimos nisso. Aprovamos o verdadeiro Cristo - o Cristo das Escrituras. As boas novas do verdadeiro Cristo - esta nós apoiamos e pregamos e ensinamos, e depositamos nossa fé.


No capítulo 23 de Mateus, o Cristo denunciou também algumas práticas e idéias de homens. 

Deveríamos nós, fazermos vista grossa a essas práticas? Será que tememos o julgamento dos homens a nosso respeito? Queremos agradar a homens em vez de a Cristo? 



Leia por favor o que Paulo falou sobre isso em Gálatas 1:10. É por isso também que Cristo disse: Pois vim causar divisão. Sim, o ensino de Cristo causa divisão entre os que desejam seguir e conhecer o Cristo, e os que desejam seguir a homens. - Mateus. 10:32-36.

E é por isso também que Cristo disse: Se vocês fizessem parte do mundo, o mundo estaria afeiçoado ao que é seu (a vocês), mas por essa razão, porque vocês não fazem parte do mundo, por esta razão o mundo os odeia. 

Preferimos ser odiados pela causa do Cristo, da verdade das boas novas a favor do Cristo, ou preferimos a glória de homens e até mesmo de familiares que não querem conhecer a verdade? – João 15:19.

Neste caso, todos os que querem seguir a Cristo encontram inimizade e divisão no seu próprio lar, na sua família, nos seus amigos e no mundo. Paulo já estava acostumado com isso e é por isso que escreveu as palavras registradas em Gálatas 6:14.

Assim ele bebe o copo de Cristo, pois embora o sangue de Cristo traga muita alegria, trás também condenação a todo aquele que não quer crer, pois o significado desse sangue que foi entregue, que por ser derramado trouxe a morte de Cristo, libertou-nos para Cristo ao ponto de ensinarmos a outros essa liberdade Cristã. A morte de Cristo nos liberta de toda aquela prisão mortífera que provém do homem. Graças ao Pai e por Cristo que nos deu essa liberdade!!! – Romanos 5:9-11.


Quando depositamos fé nesse sangue, depositamos fé na liberdade (Efésios 3:12) que essa morte propiciou, e essa liberdade é a nossa novidade de vida e o ensino que trás liberdade, e que nos livrou da prisão do homem para vivermos por uma consciência saudável e livre para seguir a Cristo espontaneamente, não debaixo de qualquer exigência da parte de ninguém. – Gálatas 5:1.

Pois Cristo nada exige de nós mas nos dá liberdade para o conhecermos assim como ele é.
 (Romanos 9:11,16,30,32) E Ele nos dá a consciência para sabermos a sua vontade e então querermos agir de coração. Esse é o Cristo e não um homem!!!

Mas para conhecermos a liberdade cristã e a Cristo como Ele é, é importante não cairmos nas doutrinas de homens. Mas que doutrinas são essas?

Quais são as doutrinas de homens???


Doutrina da Reencarnação, Trindade, Alma imortal, Predestinação, Inferno de fogo. Doutrina de que todos os bons vão para o céu, de que o Planeta Terra será destruído. Doutrina da Prosperidade material, do Devorador, do Extorquimento (ofertas), e do Dízimo. 


Doutrina da Desassociação ou Expulsão realizada por algumas religiões. 

Doutrina do Reverendo - quando alguns homens se intitulam como superiores, como se fossem maiores que todos, mesmo quando o próprio Cristo não ensinou nada disso, pelo contrário, foi contra títulos tais como: O Papa, O Pastor, O Padre, O Corpo Governante e etc... Veja  Mateus 23:10. 


Doutrina da Ceia ou Refeição Noturna da morte de Cristo - quando se comem e bebem os emblemas (o pão e o vinho). 

Quando na realidade o Cristo ensinou essa prática ou ritual?


A doutrina do "templo de pedra" - como se Cristo mandasse construir prédios para adoração. Cristo nunca ensinou que isso fosse uma exigência para adoração ou que ali fosse a casa de Deus, nem que financiássemos o modo de vida luxuoso de homens espoliados da verdade, nem pediu que gastássemos nossos recursos com prédios, mas conosco e com nossos irmãos.

Ninguém deveria se sentir obrigado a financiar a construção de um prédio como se Deus somente aceitasse a adoração à Ele em algum "templo ou igreja de pedra". - Mateus 18:20.

Embora Mateus 18:20 se aplique a casos de perdão e arrependimento, com certeza se aplica ao fato de que Cristo pode sim estar em qualquer lugar onde hajam pessoas sinceras e que buscam a verdade.

É claro que Deus pode ir com seu espírito onde houver pessoas sinceras, muitas vezes segundo a limitação que elas impõem ao Criador para habitar nelas. Em adição a essa limitação, muitos líderes corruptos tem se utilizado de um templo feito por mãos humanas para aprisionar ainda mais as ovelhinhas e extorquirem o dízimo.

Outros insinuam que você só terá o favor de Deus se estiver alí naquele prédio que é chamado de a casa de Deus.. Isso é uma flagrante mentira para aprisioná-lo ainda mais!

Embora Deus "não leve em conta a falta de conhecimento" de muitas pessoas, infelizmente Deus não pode habitar plenamente na vida de tais pessoas, e assim o próprio Deus vai protelando sua plena habitação por espírito segundo a limitação que as pessoas impõem para que o Criador possa realmente fazer morada em suas vidas.

As pessoas não percebem que Deus não habita na sujeira, nem na escuridão deste mundo, nem na sujeira dos ensinamentos de homens. (Filipenses 3:7-9) Mas o que a Palavra de Deus ensina a respeito disso?


O que a Bíblia ensina?


A Bíblia é bem clara em dizer que Deus deseja habitar plenamente em você, (Efésios 2:22) não por você estar num local específico, mas por você adorá-lo em espírito e em verdade, e isso você pode fazer em qualquer lugar conveniente que não ensine doutrinas humanas. (João 4:19-24) O que te santifica não é um templo feito por mãos, nem um local geográfico, nem a bênção de um homem, mas sua constante busca pela verdade em sinceridade, pela Palavra, pela oração e a sua comunhão com Cristo. – 1 Pedro 1:22


Por que será que os apóstolos nunca construíram prédios para adoração? Por que será que Cristo nunca ensinou que seus discípulos deveriam construir um prédio? 


Cristo sabe que irmãos que realmente se amam não medirão esforços para se reunirem e animarem uns aos outros não importa o local. – Hebreus 10:24,25.

A Doutrina da Superioridade: Alguns homens ensinam que todas as religiões são falsas e que a deles é a única verdadeira. O problema em dizer isso é que no dia em que a liderança deles falhar o povo cairá. É por isso que o Cristo disse que Ele é o nosso único líder. (Mateus 23:10) E é por isso que Cristo não achou necessário colocar um rótulo de Religião verdadeira, pois ele sabia que o povo e a liderança poderiam se desviar e então aquele rótulo daria falso testemunho além de colocar alguns como superiores aos outros. – Tiago 2:9.

Alguns homens tem ensinado que se você trabalhar para Deus 50 horas você é alguma coisa e terá alguma honra, e se você fizer 70 horas para Deus você receberá uma honra maior, no entanto se você fizer 120 horas você será especial. Esquecem de dizer que o que honra o Criador é na realidade um coração puro, despretensioso. (Miqueias 6:8) Desse modo promovem disputas e competições, ensinam a lei do maior e do melhor para Deus. Leia Lucas 16:15 e Mateus 23:15.

Eles impõem que se você é um líder Eclesiástico, então você é inquestionável.
Alguns líderes ainda tem representantes evidenciando assim uma flagrante hierarquia de poder. Não era isso o que existia no primeiro século. O que havia no primeiro século era uma hierarquia de ordem, pois não existe cargo no corpo de Cristo, e sim funções. Tudo isso são doutrinas de homens. – Lucas 9:48; 18:9-14; 1Coríntios 4:6; Romanos 9:32.

A Palavra mostra que o único que pode declarar justo o homem, é Deus e que qualquer esforço do homem para alcançar tal justiça por mérito próprio ou mediante o conceito de justiça ou julgamento de homens não tem valor algum. Veja como Cristo lidou com um caso onde um perito na lei se auto promoveu a justo. – Lu. 10:25-37.


Deus é o único que pode te examinar e declará-lo justo. Veja 1 Coríntios4:1-4. Paulo deixou claro que ninguém pode ser justificado perante Deus por intermédio de obras da lei. (Gálatas 3:10-12; Romanos 3:20-24) Até mesmo o fiel Jó embora fosse íntegro foi repreendido por Eliú pois tinha se declarado justo e que ele tinha razão, ao invés de Deus. (Jó 32:1-4) Depois o próprio Deus repreendeu a Jó por se declarar justo. – Jó capítulo 38 ao capítulo 42.

Doutrina do julgamento: Nessa doutrina quando você simplesmente não concorda com algum assunto que não tem apoio na Palavra de Deus, aí você é julgado, condenado como Herético ou Apóstata. –;Ro. 10:3,4.

Entretanto, mesmo que alguém não concorde, deve-se lhe dar a oportunidade de provar contra aquele ensino a fim de que tudo seja esclarecido. Não se deve duvidar da sinceridade (Gálatas. 2:2) de uns para com os outros pois todos podemos ser ensinados por Cristo no caminho da verdade.

É simples assim: Se um estiver errado e todos estiverem certos, todos estarão certos e aquele único continuará errado. E se um estiver correto e o mundo estiver errado e não quiseram ouvir aquele único correto num assunto, o mundo continuará errado e aquele um estará correto do ponto de vista de Deus. E cada um deve treinar sua consciência baseada no Cristo para que ninguém seja enganado. - 2 Coríntios 11:3.

* Um dos significados de profeta se refere a alguém que transmite uma mensagem de Deus pelo simples fato de pregar ou mencionar com coragem a palavra do Altíssimo, que é o sentido expresso na terceira estrofe, e assim como instrutor público ou sábio não subentende uma posição de autoridade acima dos outros membros, assim a palavra profeta também não. Numa próxima oportunidade podemos considerar os possíveis significados da palavra profeta.

Medite nesta carta, guarde-a e acompanhe as próximas. Essa é a carta número 1 e ela está sendo distribuída em muitos lugares.


Caso seja uma pessoa sincera e desejosa de fazer a vontade de Cristo, e deseje obter maiores esclarecimentos a respeito desse trabalho cujo único objetivo é ensinar o Cristo, ou caso queira saber como pregamos o Cristo, ou deseje também pregar o Cristo, e acredita que podemos ajudá-lo de alguma forma, sinta-se à vontade e mande um e - mail para: sayahshua@gmail.com

Se desejar e concordar com estas cartas e conseguir arcar com o custo da  impressão, poderá imprimir estas cartas tanto para uso pessoal quanto para a divulgação do evangelho, ou poderá apenas lê-las no Blog ou apenas divulgar o Blog.

Só uma pequena observação: Não estamos interessados em  nenhum centavo do seu dinheiro pois não fazemos parte de nenhuma Denominação, Clube ou Organização, Agência ou Corporação. Somos simples cristãos sinceros em Cristo.

Para ver as outras cartas acesse: www.sayahshua.blogspot.com .br

Divulgue este Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário